Carregando

Sobre o Curso

Bem-vindo ao curso Projeto Querino na sala de aula!

Oferecido em parceria com a Escola Fundação Itaú.

Este curso busca enfatizar acontecimentos e marcos do nosso país à luz das conquistas e contribuições da população negra. Trata-se de importante insumo de revisão dos currículos escolares e de práticas pedagógicas sob a perspectiva afrocentrada. O curso é um desdobramento do projeto Querino, conteúdo jornalístico brasileiro lançado em agosto de 2022 como um podcast produzido pela Rádio Novelo e publicado em livro em 2024 pela editora Fósforo, além de uma série de publicações na revista Piauí. Inspirado no “1619 Project”, criado pela jornalista norte-americana Nikole Hannah-Jones e lançado em 2019 pelo The New York Times, o projeto Querino teve idealização e coordenação do jornalista Tiago Rogero, apoio do Instituto Ibirapitanga e consultoria em História de Ynaê Lopes dos Santos. Agora apresentamos um percurso possível para que esses conhecimentos cheguem às escolas, especialmente por meio de planos de aula e materiais diversificados, elaborados para apoiar docentes na utilização dos episódios deste podcast em sala de aula.

Público
Esta formação é destinada, principalmente, a profissionais da educação que lecionam na Educação Básica, em diferentes áreas do conhecimento. Estende-se, também, a todas as pessoas com interesse em compreender e/ou aprofundar a História do Brasil. 

Objetivo geral 

Fornecer subsídios sobre os aspectos históricos que envolvem as contribuições de pessoas africanas e afrodescendentes no Brasil, a partir das temáticas abordadas no podcast do projeto Querino, contribuindo, assim, para a ampliação dos currículos escolares e das práticas pedagógicas.
 

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar a perpetuação e a intensificação do tráfico de pessoas africanas, a escravidão, a vinda da família real para o Brasil e o processo de independência do país.
  • Refletir sobre o papel e a consolidação das elites no Brasil, e seus reflexos na atual organização social.
  • Compreender a contribuição de pessoas africanas e afrodescendentes para a formação da música brasileira e seu papel na resistência negra.
  • Compreender a luta de pessoas negras pela garantia do acesso à educação e sua afirmação como direito.

Grade Curricular

1. Boas-vindas
2. A grande aposta
3. O pecado original
4. Chove chuva
5. O colono preto
6. Fechamento

Informações Adicionais

Inscrição

Para realizar as aulas, é necessário ter cadastro na plataforma Escola Itaú Social. 

Metodologia

 Curso gratuito e totalmente a distância. As aulas contém vídeos e exercícios.

Carga horária

30 horas

Certificado

O certificado será emitido pelo Polo para os participantes com 75% de aproveitamento.